Haja coração

Copa do Mundo: Argentina joga suas chances de classificação neste sábado (26)

Equipe de Messi tem jogo decisivo contra o México e não pode perder se quiser seguir adiante no Mundial

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Messi em treino da Argentina no Catar: partida decisiva contra o México - JUAN MABROMATA / AFP

A Argentina entra em campo às 16h deste sábado (26) pressionada por conta da frustrante estreia com derrota para a Arábia Saudita, por 2 a 1, na Copa do Catar. Em um torneio curto em que não há muito tempo para recuperação, a equipe de Lionel Messi joga com a obrigação da vitória, mas mesmo um empate pode não tirar as chances de classificação para a segunda fase da Copa do Mundo.

Continua após publicidade

Também pelo grupo C, às 10h se enfrentam Arábia Saudita, que lidera com três pontos, e Polônia, com um ponto após o empate com a seleção mexicana na rodada inicial. Para os vizinhos argentinos, o melhor resultado nesta partida seria um empate, de preferência um 0 a 0, já que o número de gols marcados pode ser utilizado como critério de desempate para a classificação. Neste caso, com uma vitória sobre o México, a Argentina poderia garantir até o primeiro lugar no grupo com uma vitória sobre a Polônia, na última partida.

Com um empate na partida de hoje, os argentinos precisariam necessariamente vencer os poloneses no último jogo da fase de grupos. Nesta situação, se Arábia Saudita e Polônia também empatarem hoje, a seleção sul-americana dependeria do saldo de gols ou número de gols marcados para superar os sauditas, se forem derrotados pelo México, para obter o segundo lugar na última rodada. Com vitória saudita ou empate, os argentinos garantiriam o segundo lugar com vitória simples neste cenário.

Ainda no caso de um empate no jogo das 16h, se a Polônia vencer hoje, a Argentina teria que superar os próprios poloneses no critério de desempate no encerramento do grupo e um empate entre México e Arábia Saudita poderia até mesmo garantir o primeiro lugar para os vizinhos sul-americanos. Já a vitória saudita seria o pior cenário para a Argentina, que dependeria não só do triunfo sobre os europeus, mas também que os mexicanos não vencessem a última partida.

Critérios de desempate na fase de grupos

Além do número de pontos, o primeiro critério de desempate na fase de grupos da Copa do Mundo é o saldo de gols, levando-se em conta todas as partidas disputadas, e em seguida é considerado o número de gols marcados.

Se persistir a igualdade, passa a valer o resultado do confronto direto e, na sequência, o melhor fair play, em uma contagem na qual cartão amarelo vale menos 1; vermelho indireto por meio do segundo amarelo, menos 3; vermelho direto, menos 4, e cartão amarelo mais vermelho direto, menos 5 pontos.

A Copa de 2018 teve sua primeira classificação decorrente do fair play na história. Japão e Senegal fizeram quatro pontos cada um, marcaram quatro gols e sofreram quatro. No confronto direto, empate em 2 a 2, mas a seleção asiática recebeu quatro cartões amarelos contra seis dos senegaleses, o que decretou a classificação do Japão. 

Edição: Glauco Faria