"Prisão injusta"

Lula pede libertação de Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O presidente eleito se encontrou com integrantes da organização, nesta segunda-feira (28), em Brasília

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Hoje Julian Assange está detido em uma prisão britânica desde 2019, sob a ameaça constante de extradição para os Estados Unidos - Foto: Ben Stensal/AFP

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a libertação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, após reunião com com Kristinn Hrafnsson, editor-chefe do site, e com Joseph Farrell, embaixador da organização, nesta segunda-feira (28), em Brasília.

Em seu perfil no Twitter, Lula afirmou que foi informado da situação de saúde e da luta por liberdade de Assange. "Pedi para que enviassem minha solidariedade. Que Assange seja solto de sua injusta prisão", escreveu.

Em nota, o WikiLeaks informou que Lula "há muito fala abertamente sobre a ilegalidade da prisão de Julian Assange e a tentativa de extradição pelos Estados Unidos. Na reunião, o presidente Lula reiterou seu contínuo apoio a Julian Assange e seu desejo de vê-lo livre".

Veículos pedem anulação das acusações

No mesmo dia, alguns dos principais veículos de imprensa do mundo pediram ao governo dos Estados Unidos a anulação das acusações contra Assange. Em carta, os veículos afirmam que o processo movido pelos EUA contra o ativista prejudica a liberdade de imprensa.

"Obter e divulgar informações sigilosas quando necessário para o interesse público é parte essencial do trabalho diário dos jornalistas. Se esse trabalho for criminalizado, nosso discurso público e nossas democracias ficarão significativamente mais fracos. Doze anos após a publicação de "Cablegate", é hora de o governo dos EUA encerrar o processo contra Julian Assange por publicar segredos. Publicar não é crime", afirmam em carta.

::Em carta, principais jornais do mundo pedem que EUA derrubem acusações contra Assange::

O documento foi publicado pelos seguintes veículos: o jornal britânico The Guardian, o estadunidense The New York Times, o espanhol El País, o francês Le Monde e a revista e portal da Alemanha Der Spiegel.

Os cinco veículos de comunicação foram escolhidos para publicar o material – mais de 250 mil documentos – fornecido pela Wikileaks entre 2010 e 2011 sobre abusos de militares dos EUA no Iraque. 

Acusações

Contra Assange pesam 18 acusações de espionagem nos Estados Unidos, após ter divulgado, em 2010, informações sigilosas sobre atividades diplomáticas e militares estadunidenses. Entre as revelações, o site WikiLeaks publicou um manual de tortura do Exército dos EUA utilizado no centro de detenção Guantánamo.

Assange também tornou público o registro de vítimas na Guerra do Iraque, no qual os EUA reconhecem que 60% dos mortos foram civis. Um dos vazamentos que mais chocou o mundo foi a publicação de um vídeo no qual iraquianos são atacados com armas de fogo por um helicóptero americano, no dia 12 de julho de 2007.

::"Liberdade para Assange": entidades jornalísticas recebem representantes do Wikileaks na ABI::

Hoje Julian Assange está detido em uma prisão britânica desde 2019, sob a ameaça constante de extradição para os Estados Unidos, onde pode ser condenado a cumprir até 175 anos de prisão.

Antes, Assange ficou na Embaixada do Equador no Reino Unido de 2012 até 2019, quando o país latino-americano revogou seu asilo e as autoridades britânicas o prenderam. 

Em junho deste ano, a ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, autorizou a extradição de Assange. A defesa do jornalista, no entanto, entrou com um recurso contra a extradição, que pode ser julgado a qualquer momento.

Edição: Vivian Virissimo