Copa do Mundo

Análise: vitória com folga contra o Panamá foi resultado de ação coletiva da seleção brasileira

Brasil estreou aplicando uma goleada de 4x0, em um dia iluminado da artilheira Ary Borges

Brasil de Fato | Recife(PE) |

Ouça o áudio:

Seleção Brasileira de Futebol Feminino venceu o Panamá por 4 x 0 nesta segunda (24) - Thais Magalhães/CBF

O Brasil venceu com folga o Panamá na estreia da Copa do Mundo Feminina, na Austrália, nesta segunda-feira (24), aplicando uma goleada de 4x0. Três dos quatro gols foram marcados pela artilheira Ary Borges, que estava em um dia iluminado. Também foi dela o último passe para o terceiro gol da partida, convertido por Bia Zaneratto, após um toque de calcanhar da camisa 17 do Brasil. 

Para a comentarista esportiva Taís Viviane, a vitória na estreia já era esperada, sobretudo pela qualidade técnica das adversárias, inferior à das atletas brasileiras. Mas o que surpreendeu foram a alta performance da equipe em campo e a força da vitória. 

"A atuação coletiva do Brasil foi o destaque, uma seleção que não deu nenhum espaço para as panamenhas. Ainda no primeiro tempo, a Fifa mostrou um dado que o Brasil estava levando sete segundos para recuperar a posse de bola. Então, o Brasil conseguiu asfixiar a seleção do Panamá no primeiro tempo. O Brasil, como coletivo, brilhou muito. Esse foi o principal ponto da seleção", avalia. 

:: Boletim da Copa: alemãs atropelam Marrocos por 6 a 0; Itália sofre para vencer Argentina ::

Taís Viviane participou ao vivo do Central do Brasil nesta segunda-feira(24) e falou a respeito da estreia da seleção. Ela analisou o que mudou no elenco em relação ao mundial de 2019. A comentarista destacou ainda o desempenho individual do elenco, em especial a força que o grupo tem entre as titulares e reservas. 


Ary marcou três gols na estreia do Brasil pela Copa do Mundo 2023 / Thais Magalhães/CBF

Além disso, Taís ponderou que, apesar da vitória larga contra as panamenhas, o Brasil não pode relaxar. As próximas adversárias são as francesas, que vêm mordidas de um tropeço contra a Jamaica e querem garantir os três pontos na próxima rodada. Mesmo assim, o Brasil, na visão da comentarista, chega para um duelo equilibrado. 

:: A última Copa da Rainha: conheça a história de Marta, a melhor jogadora de todos os tempos ::

"O histórico está do lado das francesas. O Brasil nunca conseguiu derrotar a França. É uma seleção com muita velocidade e uma tremenda força física. Agora, defensivamente, pode deixar alguns espaços. Acho que a gente pode chegar numa posição mais igualada do que eu estava esperando", opina. 

A entrevista completa está disponível na edição desta segunda-feira do Central do Brasil no YouTube do Brasil de Fato.



E tem mais!

Disputa presidencial na Venezuela

A próxima eleição presidencial na Venezuela acontece no ano que vem, e por lá a disputa já está quente. Só do lado opositor, são 14 aspirantes a candidatos, inclusive pessoas que estão proibidas pela Justiça de concorrer.

Mulheres em marcha 

Nos dias 15 e 16 de agosto, Brasília recebe a sétima edição da Marcha das Margaridas. O evento tem protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas e este ano pretende reunir 100 mil participantes na capital federal. A primeira edição aconteceu no ano 2000, e de lá para cá foram muitos desafios e muita história. 

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras. 

Edição: Geisa Marques