está afunilando

Boletim da Copa: Austrália e Inglaterra avançam para as quartas de final; EUA estão fora

Eliminação nos pênaltis contra a Suécia marca primeira Copa Feminina sem os EUA nas semifinais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Festa nas arquibancadas e no gramado: sonho do título segue vivo para anfitriãs australianas - Franck Fife/AFP

Esta segunda-feira (7), penúltimo dia de partidas da fase de oitavas de final da Copa do Mundo feminina, teve a classificação das anfitriãs australianas e das campeãs europeias, as inglesas. As duas seleções têm o sonho do título ainda vivo, especialmente após a eliminação histórica dos Estados Unidos no domingo (6).

A Austrália fez um jogo consistente contra a Dinamarca em um estádio lotado: mais de 75 mil pessoas acompanharam a partida em Sidney. Caitlin Foord abriu o placar no primeiro tempo e Hayley Raso marcou na etapa final. Após a vitória por 2 a 0, o time australiano aguarda França ou Marrocos nas quartas de final.

Nigéria cai nos pênaltis   

A Nigéria fez uma boa partida contra a Inglaterra, e colocou a bola na trave nada menos que três vezes. As inglesas ainda ficaram com uma jogadora a menos depois que Lauren James foi expulsa. Porém, o placar de 0 a 0 persistiu, no tempo normal e na prorrogação.


Festa inglesa, decepção nigeriana: europeias avançam na Copa do Mundo na disputa por pênaltis / Patrick Hamilton/AFP

Na disputa de pênaltis, as inglesas mostraram mais eficiência e venceram por 4 a 2. A seleção europeia espera agora a partida entre Colômbia e Jamaica, na madrugada desta terça (7), para conhecer sua adversária nas quartas de final.

Sem EUA, Copa já entrou para a história

O Mundial de 2023 já tem um resultado histórico. Pela primeira vez a seleção dos Estados Unidos não vai terminar a competição no pódio. Nas oito primeiras edições, as estadounidenses foram campeãs em quatro e, nas outras quatro, terminaram em segundo ou terceiro.


Craque americana Megan Rapinoe se despediu das Copas do Mundo / William West/AFP

Apesar de ter dominado as ações, a seleção dos EUA não furou a forte defesa sueca, com destaque para a goleira Zecira Musovic, e ficou no empate em 0 a 0 no último domingo (6). A decisão foi para os pênaltis.


Goleira dos EUA se esforça, mas não evita que a bola entre por milímetros a cobrança de pênalti que classificou a Suécia / William West/AFP

Não é exagero dizer que a Suécia conseguiu uma vitória milimétrica: a goleira dos EUA, Alyssa Naeher, chegou a tocar na bola no chute da sueca Lina Hurtig. Porém, a bola subiu e ultrapassou a linha. A arbitragem só confirmou o gol após checagem no sistema eletrônico que informa se a bola entrou.

Nas quartas de final, a Suécia vai enfrentar a seleção do Japão, que eliminou a Noruega. Em outro confronto já definido das quartas, a Espanha (que goleou a Suíça) vai encarar a Holanda, que passou pela África do Sul nas oitavas. 

Oitavas terminam nesta terça

A fase de oitavas de final termina nesta terça-feira. Às 5h (pelo horário de Brasília) a Colômbia pega a Jamaica. O jogo terá transmissão da Cazé TV pelo Youtube e pelo canal por assinatura SporTV

O último jogo desta etapa começa às 8h, também pelo horário de Brasília. A França, que foi a primeira colocada do grupo do Brasil, encara a seleção do Marrocos, uma das grandes surpresas do torneio até aqui. O jogo terá transmissão exclusiva da Cazé TV.

Edição: Vivian Virissimo