Oriente Médio

Chanceler de Israel afirma que brasileiros poderão deixar Gaza nesta sexta-feira (10)

Anúncio foi feito em conversa com ministro das Relações Exteriores do Brasil e divulgado pelo Itamaraty

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Imagem de satélite mostra visão geral da passagem da fronteira de Rafah entre o Egito e a Faixa de Gaza no dia 7 de novembro - Satellite image ©2023 Maxar Technologies / AFP

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, afirmou nesta quinta-feira (9), em conversa com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, que os brasileiros estarão na lista de integrantes do próximo grupo de autorizados a deixar a Faixa de Gaza por terra, cruzando a fronteira com o Egito, nesta sexta-feira (10). A informação foi divulgada pelo perfil oficial do Itamaraty na rede social X.

"O Ministro Mauro Vieira manteve esta tarde contato telefônico com o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen. Foi o 4º contato entre eles para tratar da situação dos brasileiros retidos em Gaza. Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã", afirmou o perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores.

O anúncio ocorre em meio ao mal-estar causado pela demora na liberação dos brasileiros em Gaza, que não foram incluídos nos primeiros grupos de estrangeiros que já foram autorizados a deixar a região, que sofre intensos bombardeios e ataques de Israel, pela fronteira com o Egito. Também desagradou o governo brasileiro a recente reunião do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e parlamentares de oposição.

Segundo o jornal O Globo, o grupo de brasileiros em Gaza é formado por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens. Dezoito pessoas estão em Rafah e 16 em Khan Younes, ambas localizadas ao sul de Gaza.

Equipes da embaixada no Egito vão se dirigir à fronteira para resgatar brasileiros. O governo brasileiro foi autorizado a pousar em em Al Arish, cidade egípcia a 53 km de Gaza. A expectativa é que o grupo desembarque no Brasil até domingo.

Edição: Felipe Mendes