OUÇA E ASSISTA

Tempero da Notícia: primeiro-ministro israelense, Netanyahu, sofre revés internacional e interno

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, vê índices de reprovação ao governo aumentar - Sean Hurt / U.S. Navy

Nesta semana o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sofreu dois reveses, um interno, da oposição, e outro internacional, que pede julgamento na Corte de Haia por crimes contra a humanidade nos ataques contra o povo palestino.   

Ele já tinha popularidade em baixa em determinados setores do país, por ter tomado medidas polêmicas. Mas depois da guerra, a imagem dele está ficando ainda mais arranhada.

Veja também: Netanyahu diz que Israel 'não consegue' evitar a morte de civis palestinos

A principal reclamação da sociedade é de que o governo de Israel estava despreparado para lidar com os ataques do Hamas que ocorreram em 7 de outubro, demorou para mandar socorro e deixou civis lidarem com a situação sozinhos. A população também considera insuficiente o empenho para liderar reféns que estão em poder do Hamas.  

Esse combo de reclamações têm levado os índices de reprovação ao governo para cima. Pesquisas mais recentes indicam que ele é desaprovado por 70 a 80% da população.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, que, nesta edição, é apresentado pela jornalista Nara Lacerda.

Reação internacional

A Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu finalmente aprovar uma resolução no Conselho de Segurança pedindo cessar fogo para ajuda humanitária na Faixa de Gaza e reestabelecimento de serviços essenciais. Mas Israel negou o acordo.  

A Turquia indiciou o primeiro-ministro formalmente no Tribunal Penal Internacional, sob acusação de genocídio contra a população palestina.

Líderes internacionais também vem aumentando o tom contra as ações do governo de Israel. O presidente Lula comparou os ataques a crianças, mulheres, hospitais e escolas a atos terroristas. 

Onda de Calor

Praticamente todo o território brasileiro foi tomado por uma onda de calor nesta semana, que ainda está rolando. Inicialmente, as previsões eram de calorão principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste. Mas, conforme as temperaturas foram aumentando nesses lugares, a sensação sufocante ganhou potência e se espalhou também pelo Norte, Nordeste e Sul.  

Segundo o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são mais de 2,6 mil municípios em situação de grande perigo por causa da onda de calor. Em todos esses lugares as temperaturas podem ficar até cinco graus mais altas do que o registrado normalmente.   

Enquanto isso, a região Sul do Brasil encarou chuvas violentíssimas ao longo da semana, principalmente o Rio Grande do Sul. As mudanças climáticas extremas também causaram prejuízos na geração de energia elétrica, além de potencializarem queimadas e incêndios florestais. O Pantanal registrou mais de 2,3 mil focos de incêndio nos primeiros dias de novembro, cenário agravado pela seca.   

Cafezinho

O Cafezinho vai para a diplomacia brasileira e para os cidadãos e as cidadãs que estavam impossibilitados de sair da Faixa de Gaza por mais de um mês.  

Nesta semana, as famílias voltaram para casa. As cenas emocionaram o país inteiro e repercutiram internacionalmente. As 32 pessoas foram recebidas na base aérea de Brasília pelo próprio presidente Lula e por um grupo de autoridades.   

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Marina Duarte de Souza