OUÇA E ASSISTA

Tempero da Notícia: Um ano depois dos ataques golpistas de 8 de janeiro, STF segue com os julgamentos

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

O Congresso Nacional sedia na próxima segunda-feira (8) um ato com representantes dos três Poderes e cerca de 500 convidados para marcar um ano dos ataques golpistas de 8 de janeiro, promovidos por bolsonaristas que não aceitaram o resultado das urnas e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.  

Batizado de "Democracia Inabalável", o ato terá a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que esse ano segue com os julgamentos dos golpistas que atacaram a sede dos três Poderes há um ano. 

Os governadores bolsonaristas já avisaram que não vão ao ato de defesa à democracia e à Constituição. Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Ameaça

O ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pelos julgamentos dos golpistas que atacaram os prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo nesta semana, que após um possível golpe existiam três planos em relação a ele. Um deles consistia enforcá-lo.

A Polícia Federal confirmou que havia, pelo menos, um plano para matar o ministro Alexandre de Moraes.

Panela de Pressão 

O Oriente Médio voltou à Panela de Pressão no início deste ano. O vice-líder do braço político do Hamas, Saleh al-Arouri, morreu nesta terça-feira (2) após ataque com drones israelenses ao sul de Beirute, capital do Líbano. 

O local do ataque fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira libanesa com o território israelense, e é uma área de atuação do Hezbollah. Em novembro, o líder do grupo, Hassan Nasrallah, disse que a possibilidade de uma "guerra total" era realista.

A tensão aumentou ainda mais depois de outro ataque nesta quarta-feira (3), mas, desta vez, no Irã. Bombardeios mataram 84 pessoas durante uma homenagem a Qassem Soleimani, general iraniano morto pelos EUA. O Estado Islâmico assumiu autoria de atentado e as tensões na região aumentam.

Cafezinho

O Cafezinho vai novamente para o Padre Júlio Lancellotti, que está sendo alvo de uma tentativa de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Vereadores de São Paulo. 

A proposta é do vereador Rubinho Nunes (União Brasil), que é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL). O objetivo é supostamente apurar organizações não governamentais (ONGs) que trabalham com pessoas em situação de rua – a CPI das ONGs. Mas a articulação já está perdendo adeptos devido à repercussão negativa

O líder religioso, que atua há décadas em prol da população em situação de rua na capital paulista, recebeu amplo apoio da sociedade civil, políticos, artistas, movimentos populares e da Arquidiocese de São Paulo.  

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Thalita Pires