HAITI

Quênia suspende envio de polícia para o Haiti após anúncio de renúncia de primeiro-ministro  

Governo do presidente Ruto suspendeu o envio de policiais como parte de uma missão apoiada pelos Estados Unidos

|
Ariel Henry disse que vai renunciar ao cargo - Valerie Baeriswyl / AFP

A notícia veio um dia após o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, anunciar sua renúncia para abrir caminho para a nomeação de um “Conselho Presidencial Transitório”, em meio ao aumento da insegurança no país. 

O Quênia suspendeu o envio de policiais ao Haiti para participar de uma missão apoiada pelos Estados Unidos e pelas Nações Unidas, logo após o primeiro-ministro e presidente do país caribenho, Ariel Henry, anunciar sua decisão de renunciar em 11 de março. 

Henry assumiu o poder após o assassinato do ex-presidente Jovenel Moïse em julho de 2021. A transição, que ocorreu sem o consentimento do povo haitiano, que na época organizava protestos em massa contra as tentativas de Moïse de prolongar seu mandato, foi rapidamente sancionada pelas potências ocidentais, incluindo os EUA. 

O período seguinte viu um aumento da violência de grupos armados no Haiti, causando deslocamento em massa, especialmente na capital, Porto Príncipe. Mesmo enquanto as pessoas no país saíam às ruas para protestar contra a falta de resposta do governo às questões de pobreza e insegurança, movimentos sociais e políticos no país alertavam repetidamente que a situação não deveria ser usada como pretexto para intervenção estrangeira no país. 

:: Ariel Henry anuncia que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Haiti ::

Especialmente tendo em conta o papel que países como os EUA historicamente desempenharam em minar a soberania do Haiti, através do golpe de 2004 e da ocupação direta, e que grande parte das armas usadas por grupos no país haviam sido enviadas pelos americanos, é relevante. 

Enquanto isso, o Acordo Montana de 2021 — resultado de consultas entre centenas de organizações da sociedade civil, movimentos populares, partidos políticos e indivíduos para encontrar uma solução para a crise atual dentro do próprio país — foi amplamente ignorado. 

“Devemos organizar as eleições, estruturar as bases para resolver o problema da insegurança no país e reorganizar o sistema judiciário. No entanto, os EUA e outras potências imperialistas bloquearam o acordo [Montana], pois ele também prevê o fim da interferência de potências estrangeiras no Haiti”, afirmou Jean Waltés Bien-Aime, jornalista da rádio Resistência e da Agência de Imprensa Popular Haitiana, ao Brasil de Fato. 

Em outubro de 2022, Henry solicitou à comunidade internacional uma “força armada especializada” para ser enviada ao país, o que provocou protestos no Haiti. Em outubro de 2023, o Conselho de Segurança da ONU votou para autorizar um “Apoio Multinacional à Segurança” (Multinational Security Support - MSS) para o Haiti, com abstenções da Rússia e da China. O Quênia se ofereceu para liderar a missão, comprometendo-se a enviar 1.000 policiais. 

::Oposição no Quênia é contra mandar policiais ao Haiti, que vê crise piorar ::

O MSS não seria uma missão da ONU, que já havia mantido uma presença militar no Haiti por mais de uma década por meio de sua “missão de estabilização” (The United Nations Stabilization Mission in Haiti - MINUSTAH), o que gerou preocupações quanto à prestação de contas. 

Os Estados Unidos anunciaram 200 milhões de dólares em financiamento para a missão, com 100 milhões de dólares adicionais em 11 de março, enquanto as Bahamas, Bangladesh, Barbados, Benin e Chade notificaram formalmente a ONU de sua intenção de fornecer pessoal para a implantação. 

Enquanto isso, no final de janeiro, o Tribunal Superior do Quênia declarou inconstitucional o envio de pessoal ao Haiti, decidindo que o Conselho Nacional de Segurança do país não tinha autoridade para enviar policiais para fora. A ordem foi uma extensão das medidas provisórias emitidas pelo tribunal em outubro, que o parlamento do Quênia desafiou para autorizar a missão. 

Forças progressistas dentro do país, particularmente o Partido Comunista do Quênia (CPK), rejeitaram veementemente o envio, reiterando que “o Haiti não requer intervenção estrangeira; essa crise é orquestrada pelo grupo central dos EUA, Canadá e França, visando manter a hegemonia e acertar contas com o Haiti por sua histórica missão de escravos contra o domínio francês”. 

:: Renúncia de premiê deve abrir espaço para transição e eleições no Haiti: 'Tropas não resolvem' ::

No entanto, o presidente William Ruto declarou sua intenção de prosseguir com o envio. No final de fevereiro, Ariel Henry viajou para Nairóbi para assinar um “acordo recíproco” com Ruto para “permitir o acompanhamento rápido da implantação”. Na ausência de Henry, grupos armados no Haiti lançaram uma grande ofensiva, deixando-o incapaz de retornar ao país. 

Governo de transição 

Em 11 de março, uma reunião de emergência foi convocada pelo bloco regional da Comunidade do Caribe (CARICOM) na Jamaica, envolvendo também representantes do Brasil, Canadá, França, México, ONU e EUA. A reunião resultou em um “arranjo de governo de transição”, que envolveria o estabelecimento de um Conselho Presidencial Transitório e, posteriormente, a nomeação de um Primeiro-Ministro interino. 

“O governo que estou liderando renunciará imediatamente após a instalação do [conselho de transição]”, afirmou Henry em um pronunciamento por vídeo. O Conselho será composto pelo voto de sete membros, selecionados a partir de sete grupos designados, incluindo os signatários do Acordo de Montana, e dois observadores não votantes da sociedade civil e da comunidade inter-religiosa. 

É importante destacar que o Conselho excluirá qualquer pessoa que se oponha à Resolução 2699 do Conselho de Segurança da ONU, que autorizou o envio da missão de apoio à segurança multinacional para o Haiti. 

:: Lula diz que 'é preciso agir com rapidez no Haiti' no dia em que o Quênia assina envio de tropas ao país ::

Embora o envio do Quênia pareça estar em espera no momento, a intervenção patrocinada pelos EUA no Haiti permanece em discussão, desafiando completamente as demandas soberanas do povo haitiano. 

Enquanto isso, o Conselho Presidencial Transitório também será responsável por nomear um “Conselho de Ministros inclusivo” e estabelecer os critérios para selecionar um “Conselho Eleitoral Provisório (CEP) imparcial” para realizar as eleições adiadas. 

O Conselho não eleito não só vai contra as exigências das massas haitianas e das organizações populares, mas também líderes proeminentes de grupos armados, incluindo Jimmy “Barbecue” Chérizier, um ex-policial, alertaram que o Haiti será lançado em um caos ainda maior se a comunidade internacional “escolher um pequeno grupo de políticos para negociar com eles no papel e decidir quem pode ser presidente e que tipo de governo”. 

Falando ao Democracy Now, a Dra. Jemima Pierre, professora da Universidade da Columbia Britânica e coordenadora do Black Alliance for Peace’s Haiti/Americas Team, disse sobre o anúncio de Henry: “Eles estão tentando dar uma aparência de legalidade à situação, basicamente dizendo que Henry precisa renunciar para ter um conselho presidencial, a fim de avançar para as chamadas eleições livres e justas… As pessoas que tomam as decisões continuam tomando as decisões… e isso é um problema que não será resolvido.” 

“O que é fascinante nas negociações com a CARICOM é que os principais negociadores estrangeiros foram EUA, França, Canadá e México… os EUA, França e Canadá estavam por trás do golpe de Estado que removeu nosso presidente eleito e nos levou ao precipício em que estamos agora”, enfatizou Pierre.