Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

DEMOCRACIA

Venezuela: entenda como será a eleição para nova Assembleia Nacional

Candidatos terão um mês de campanha e eleitores poderão realizar outra simulação em novembro

07.nov.2020 às 17h27
Caracas (Venezuela)
Michele de Mello

Cerca de 20,7 milhões de venezuelanos poderão eleger um novo poder legislativo nacional no dia 6 de dezembro. - Michele de Mello / Brasil de Fato

Começa a contagem regressiva para as eleições legislativas na Venezuela. Nesta sexta-feira (6), falta exatamente um mês para o dia da votação.

Cerca de 14.4 mil candidatos iniciaram sua campanha oficial na última terça-feira (3) para disputar 277 cadeiras da Assembleia Nacional venezuelana. Pela primeira vez, também serão transmitidos debates televisivos, todas as quintas-feiras, entre candidatos escolhidos pelos partidos.

A presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Indira Alfonzo, assegurou que metade das auditorias já foram realizadas. Ela também incentivou a campanha e participação popular no processo. 

"Estamos em momento de campanha. Estamos avaliando constantemente com os nossos fiscais esse processo. Convocamos todos a somar-se à nossa campanha pela participação", afirmou Alfonzo durante um encontro, nesta sexta-feira, com as organizações políticas habilitadas para concorrer ao parlamento. 

O Poder Eleitoral também anunciou uma nova simulação eleitoral para o dia 15 de novembro. O objetivo é que os eleitores possam se familiarizar com a nova urna eletrônica e com as medidas de biossegurança adotadas por conta da pandemia. 

O CNE também garante que cerca de 30% do eleitorado compareceu à primeiro simulação no dia 25 de outubro. 

Neste fim de semana serão eleitos os deputados indígenas. Segundo a constituição venezuelana, os povos originários escolhem entre si três representantes para a Assembleia Nacional.

:: Leia também: Plasma sanguíneo contra covid tem resultados "alentadores" na Venezuela, diz médico ::

Nessa reta final do processo, conheça alguns aspectos gerais do sistema eleitoral venezuelano. 

 Votação

Para esse ano, aumentaram em 66% as cadeiras no legislativo – passa de 167 para 277 representantes. A decisão fez parte dos acordos estabelecidos entre governo e oposição, na mesa de diálogo nacional, que deu fruto à reforma do órgão eleitoral.

São dois sistemas: voto nominal e voto por lista. Do total de 277 deputados, 48% serão escolhidos por voto nominal direto. O que significa que quem obtiver maioria simples é eleito.

Já 52% serão eleitos de acordo à ordem estabelecida pelos próprios partidos em listas nacionais e regionais, que deveriam ser apresentadas até esta sexta-feira. Nessa lógica, quem alcança primeiro o coeficiente termina eleito. 

Antes essa proporção era 70% para voto nominal e 30% por lista.

A decisão não é por estado, mas sim por circuitos. São 87 circuitos em todo o território, definidos de acordo com a geografia, população e tradição eleitoral. Cada eleitor só poderá ter acesso aos candidatos que se postularam na sua zona eleitoral.

Na Venezuela o voto é facultativo e todo o sistema é automatizado desde 2004, sendo um dos primeiros países da América Latina a implementar o voto eletrônico e a biometria.

A nova urna eletrônica, EC21, processa o voto em até seis minutos e emite um comprovante impresso para que o eleitor possa confirmar sua escolha. O equipamento foi comprado depois que depósitos do CNE foram incendiados em março deste ano.  


Depois da simulação do dia 25 de outubro, as urnas eletrônicas permanecem à disposição para consulta dos eleitores venezuelanos até dezembro. / CNE

Durante o encontro entre organizações políticas e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o chefe de campanha do Grande Polo Patriótico, aliança chavista do governo dirigida pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Jorge Rodríguez, destacou a pluralidade do processo. 

"Os venezuelanos têm muitas razões para sair a votar, independentemente da sua posição política. Apesar de que os setores de extrema direita promovem violência e são inimigos as eleições, a verdade é que há uma grande presença de candidatos de oposição", declarou Rodríguez.

:: Quem é a oposição ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela? ::

Já pelo lado da oposição de direita, Menfri París, candidato pela Aliança Venezuela Unida reiterou que o caminho para sanar as diferenças é o voto. 

"Precisamos gerar confiança na população venezuelana. Nós estamos fazendo isso a partir da nossa aliança democrática. Pedimos confiança para o Estado, para o setor empresarial e para investidores estrangeiros", afirmou o opositor.

Editado por: Marina Duarte de Souza
Tags: venezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MOBILIZAÇÃO

Ato pelo fim da escala 6×1 sem corte de salários mobiliza sindicatos e movimentos sociais na Paraíba, nos dias 10 e 11 de junho

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

luta por direitos

‘Freedom Ride’: movimentos populares iniciam marcha contra ataques de Trump a imigrantes nos EUA

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

Oportunidade

Mostra Sagarana de Cinema recebe inscrições de filmes; saiba como participar

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.