Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Privatização

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

Camila Lisboa lamenta culpabilização da vítima e cobra ações da ViaMobilidade para evitar casos semelhantes no futuro

07.maio.2025 às 15h20
São Paulo (SP)
Kaique Santos
Estação da ViaMobilidade com um dos trens com as portas abertas

Diferentemente da ViaMobilidade, o Metrô de SP informou que possui sensores no vão justamente para evitar que pessoas fiquem presas no espaço - ViaMobilidade/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (6), Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, repositor de supermercados, de 35 anos, morreu depois de ficar preso no vão entre as portas do vagão e da plataforma na Estação Campo Limpo do metrô de São Paulo em horário de pico. Os passageiros ainda tentaram alertar a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 5-Lilás, onde aconteceu o caso, mas sem sucesso. Lourivaldo, casado e pai de três filhos, faria 36 anos no próximo domingo (11), quando é celebrado o Dia das Mães.

Para Camila Lisboa, presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a ViaMobilidade precisa ser cobrada para melhorar a segurança e evitar acontecimentos semelhantes no futuro. Segundo ela, que falou ao jornal Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, na manhã desta quarta-feira (7), o acontecimento é resultado da privatização. A Linha 5-Lilás passou para a iniciativa privada em janeiro de 2018, após leilão vencido pela CCR.

“Com certeza, é resultado de privatização. De lá pra cá, a quantidade de falhas e a insegurança no sistema aumentaram muito e tragicamente esse fato vem confirmar essa situação de insegurança na Linha 5-Lilás”, diz. Segundo o sindicato, a responsabilidade é também do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aprofunda a política de privatização no estado.

Atualmente, não há sensores que detectam a presença do passageiro preso no vão mesmo com as portas fechadas em estações da Linha 5-Lilás. Diferentemente da ViaMobilidade, o Metrô de SP informou que possui, nas estações onde existem portas nas plataformas, sensores no vão justamente para evitar que pessoas fiquem presas no espaço. É o caso da Linha 3-Vermelha, que não é privatizada.

“Todas as portas de plataforma instaladas pela companhia contam com dispositivos para evitar o fechamento da porta quando há pessoas ou objetos entre as fachadas e o trem. Como medida adicional de segurança, o Metrô tem intensificado as orientações aos passageiros e instalou anteparos nesses equipamentos para evitar que o passageiro se coloque entre a porta de plataforma e a porta do trem”, comunicou o Metrô de SP ao Brasil de Fato.

Assim como a Polícia Civil, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de São Paulo (Artesp) deve investigar a morte do passageiro. A Artesp informou que apura as ações e providências adotadas pela ViaMobilidade.

O que diz a ViaMobilidade?

Questionada pelo Brasil de Fato, a ViaMobilidade lamentou a morte de Lourivaldo e declarou que “mesmo após os avisos visuais e sonoros, ele tentou entrar no vagão”.

A concessionária responsável pela Linha 5-Lilás ainda explicou que a linha dispõe de um sistema com sensores de obstrução de portas para impedir os trens de partirem com as portas abertas e que não há sensores no vão entre o trem e a plataforma, onde o passageiro ficou preso. E como todas as portas estavam abertas, o trem acabou partindo.

Após o caso, o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, informou, em entrevista à TV Bandeirantes, que há um plano para instalação de sensores nos vãos das plataformas até fevereiro de 2026. Em nota enviada ao Brasil de Fato nesta quarta-feira (7), porém, a empresa estendeu o prazo para o primeiro trimestre de 2026, ponderando que “a data pode ser antecipada conforme os resultados dos testes”.

A companhia afirma que pretende implementar “sensores adicionais de presença”, cuja tecnologia “é muito recente”. “Seu uso no mundo ainda é uma exceção, sendo a concessionária uma das pioneiras na adoção deste tipo de solução. Sua instalação envolve uma série de questões técnicas e testes, razão pela qual sua implantação não é imediata.”

A presidenta do sindicato dos metroviários criticou a nota da concessionária. “Não é suficiente a nota da ViaMobilidade, que acaba responsabilizando a vítima que, supostamente, não teria escutado os avisos sonoros de fechamento das portas”, alerta Lisboa.

“A gente precisa cobrar a ViaMobilidade, do grupo CCR, sobre a motivação do ocorrido. Tem que ter uma apuração rigorosa, senão corre-se o risco de ter novos acontecimentos parecidos.”

MTST convoca ato na Estação Campo Limpo

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) convocou uma manifestação para esta quarta-feira (7), contra a ViaMobilidade por causa do ocorrido.

O ato está marcado para acontecer a partir das 16h na Estação Campo Limpo, onde Lourivaldo morreu.

A presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo informou que vai se juntar e acompanhar a manifestação.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Martina Medina
Tags: estacao campo limpogoverno de splinha 5 lilasmetro de sppassageiro mortopassageiro morto estacaosindicato dos metroviariosviamobilidade
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

População negra e pobre será principal atingida por privatização da água e saneamento

Privatização da Eletrobrás e a necessidade da transição energética justa e sustentável

Privatização da Eletrobras: mais um crime de Bolsonaro contra o Brasil

Veja mais

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

AMPLIAR O CONGRESSO?

Dos 12 deputados da Paraíba, só um votou contra projeto que amplia número de cadeiras na Câmara dos Deputados

FALTA DE SEGURANÇA

Morte de passageiro em metrô é resultado da privatização da Linha 5-Lilás, diz presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP

Economia Solidária

Festa de Dia das Mães da Economia Solidária acontece neste sábado (10), em Curitiba

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.