O tradicional cinema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Sala Redenção, de Porto Alegre (RS), exibe de 12 a 16 de maio a mostra Recortes do Cinema Hispânico. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. A programação pode ser acessada aqui.

O evento é uma parceria com o Instituto Cervantes de Porto Alegre e tem o objetivo de apresentar as diferentes facetas do cinema de países de língua espanhola. A mostra inicia com a exibição de um clássico produzido na Espanha, segue com uma homenagem ao trabalho da diretora Iciar Bollain e encerra com a exibição de quatro road movies.
A diretora Iciar Bollain é um dos grandes nomes do cinema contemporâneo espanhol e se destaca por obras com temáticas cotidianas e de grande carga emocional. Presença constante em festivais de cinema da Europa, seu trabalho ganha espaço na curadoria com dois exemplares de sua filmografia: Conflito das Águas (2011), drama histórico que se passa durante a guerra da água na Bolívia; e Yuli (2018), que narra a vida do dançarino cubano Carlos Acosta, que também atua no filme.
Metáfora da transformação pessoal
As sessões de road movies exploram a estrada como metáfora da transformação pessoal. As narrativas transitam entre viagens nostálgicas, fugas inesperadas e encontros improváveis. A programação inclui títulos como Querida Gina (2013), um documentário que acompanha dois idosos em busca de uma antiga estrela de cinema; Mami Blue (2010), uma comédia irreverente sobre a fuga de uma senhora e sua cuidadora; Pájaros (2023), que retrata uma amizade que acompanha a migração de aves pela Europa; e 522. Um gato, um chinês e meu pai (2019), cuja personagem central é uma mulher com agorafobia que tenta lidar com o passado.
O clássico de Juan Bardem, A morte de um ciclista (1955), é o filme que encerra a mostra. A obra é um suspense que coloca em cena não apenas a tensão característica do gênero, mas também reflexões sobre como cada extrato social é tratado diante de um mesmo crime. O longa-metragem, premiado no Festival de Cannes de 1955, tem no elenco a musa do neo-realismo Italiano, Lucia Bosé.
Serviço
Mostra Recortes do Cinema Hispânico
Data: 12 a 16 de maio
Entrada gratuita
Local: A Sala Redenção está localizada no campus centro da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333
Programação aqui
