SINTONIZE

Em casa: crianças contam ao Radinho BdF como irão celebrar o natal

Edição mostra diferentes tipos de comemorações familiares desta data

Ouça o áudio:

A árvore de Natal é mais um símbolo desta data comemorativa - Pixabay
Em um natal diferente, que tal tentar encontrar uma maneira nova e especial de celebrar desta vez?

O período natalino tomou de conta do Radinho BdF desta quarta-feira (23). Entre sinos e brincadeiras, a edição adentra a celebração do dia 25 de dezembro com a participação da criançada, que afirmou a data como esperada e animada. 

Na cidade de São Paulo, os amigos do Radinho BdF Valentina Gola, de 7 anos, e Gustavo Rodrigues, de 9 anos, aguardam ansiosamente para almoçar com a família e festejar brincando em casa. A empolgação da dupla reflete a empolgação de boa parte da população com este festejo. 

:: Radinho BdF: por que as abelhas são tão importantes para a vida humana? ::

O programa também apresenta uma versão da origem do Papai Noel. A história do velhinho que no dia 25 entrega presentes em seu trenó, seria inspirada no arcebispo São Nicolau, conhecido por ajudar os necessitados jogando um saquinho com moedas de ouro pela chaminé. 

:: Crianças apresentam suas próprias famílias ao programa Radinho BdF ::

Ao mesmo tempo, cada família atribui um significado diferente para esse momento especial. Esther Dahan, de 10 anos, conta ao Radinho BdF como é o Natal na tradição do povo Judeu, que nomeia o dia como Hanukka, cujo a tradução significa dedicação ou inauguração. A festa dura oito dias e a data certa é de acordo com o calendário judaico. 

Além da presença da família, a culinária é outro ponto esperado por muitos no Natal. Por isso, o programa compartilha uma receita de pirulito de chocotone com Amanda Brunelli. Que tal essa dica para experimentar depois da ceia?

Quem também compartilha informações sobre culinária é Serena Lopes, de 6 anos, que mora na Venezuela. Ela conta um pouco dos pratos típicos que come com sua família durante o Natal. 

:: Amazônia: Radinho BdF adentra a maior floresta tropical do mundo ::

A pandemia pode também mexer na forma de muitas pessoas celebrarem o Natal deste ano. Por outro lado, o Radinho BdF garantiu um momento para compartilhar uma brincadeira e uma história para o dia 25. 

Na hora da divresão, Lu Mota, da Casa do Brincar, ensina como criar o seu próprio brinquedo. Ela ressalta que "a brincadeira começa na criação do brinquedo, onde reaproveitamos tudo que a gente tem e exercemos a criatividade". 

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

A edição também conta com uma história de Natal narrada por Marcia Marssall. O conto traz uma versão do nascimento de Jesus em que os animais participaram do enredo.


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

:: Radinho BdF traz dicas sobre reciclagem ::

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Daniel Lamir