orgulho LGBT

Getúlio Abelha fala sobre arte e desafio ao conservadorismo no Bem Viver na TV

No mês de luta do orgulho LGBT, o programa traz um papo com o artista que desafia o conservadorismo com arte e talento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No mês de luta do orgulho LGBT+, o Bem Viver entrevista o artista Getúlio Abelha, que desafia o conservadorismo com muita extravagância e talento. - Arquivo Pessoal

O Dia Internacional do Orgulho LGBT+ é comemorado no 28 de junho. Por isso, esta edição do programa Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, traz uma entrevista que tem tudo a ver com a celebração dessa diversidade: um papo com o artista Getúlio Abelha.

Artista independente da cena alternativa de Fortaleza (CE), ele tem ganhado palcos do Brasil inteiro com o forró eletrônico, que desafia o conservadorismo com extravagância, deboche e muito talento. 

Veja também: Bem Viver na TV: Arte e solidariedade transformam vidas na 'Cracolândia'

"O forró é controlado por essa imagem heteronormativa e quando eu escolhi fazer forró, foi com essa intenção de dentro desse estilo eu dar uma mexida e uma bugada nisso tudo, sobretudo porque é um estilo musical que sempre fez parte da minha historia", conta ele.

Abelha também comenta sobre a opção de carreira. Para ele, é melhor "ser um artista independente do que ser um artista que tem dinheiro, mas que é dependente". 

"Eu acho que nós estamos vivendo um momento que é muito difícil financeiramente e muito difícil conciliar tudo, sobreviver disso, e não só sobreviver, mas fazer com que pessoas que trabalham com você sobrevivam também. Eu consigo, mas não consigo fazer com que tantas pessoas que trabalharam comigo também consigam. Acho que esse momento político tem sido muito difícil e delicado, mas a resposta criativa que a gente está dando, acho gigantesca e muito importante, muito bonita", pontua.

Confira: Bem Viver na TV debate situação de combate ao trabalho infantil no governo Bolsonaro

O Coletivo LGBT do MST também dá um alô no programa, contando como atua dentro e fora do movimento para construir o respeito a diversidade. 

Você confere tudo no Bem Viver na TV, uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo e vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

E tem mais...

No Momento Agroecológico, conheça o trabalho dos agentes agroflorestais indígenas no Acre, que defendem a floresta por meio da gestão das terras pertencentes aos povos originários.

A formação desses agentes faz parte de um programa que existe desde 1996, criado pela Comissão Pró Índio do Acre (CPI-Acre), com um resultado que tem contribuído para preservar a cultura indígena e a Floresta Amazônica. 

O inverno chegou e com ele, é preciso ter atenção ao agravamento da asma. Você confere como cuidar e evitar esse problema na Dica de Saúde.

No Mosaico Cultural, conheça a história inspiradora de Tetê Brandolim, artista que descobriu o próprio talento aos 83 anos de idade.

Comida de Verdade

Tem receita boa para celebrar os encontros no Comida de Verdade. A chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde,  ensina os truques para fazer o delicioso o bolinho caipira do Vale do Paraíba. Veja o passo a passo.

Ingredientes
500g de farinha de milho flocada
Um pouco mais de meia xícara de farinha de mandioca bem fina de preferencia gomada
3 colheres (sopa) de óleo de cozinha
Sal
½ l de água fervendo e depois água fria até dar o ponto
1l de óleo pra fritar

Recheio
1/2k de patinho moído – carne magra
1 cebola picadinha
½ xicara de cheiro verde picadinho
Pimenta do reino e ardida a gosto
½ limao espremido
Sal

Modo de preparo:
Primeiro você vai afinar a farinha que vai usar – tem gente que amassa com a mão, eu prefiro bater rapidinho no liquidificador na função pulsar até ficar fina. Reserve.

Ai você prepara o recheio: misture a carne moída com cebola picadinha, cheiro verde, limão sal e pimenta a gosto.

Faça bastõeszinhos de recheio pra facilitar na hora de enrolar os bolinhos, já deixe eles prontos.

O recheio de carne crua faz toda a diferença, ela vai cozinhar enquanto o bolinho frita e soltar líquido temperado que vai se misturar com a massa do bolinho no miolo formando um anguzinho quente, que é a graça dele.

Recheio pronto, bora pra massa.

Mistura a com a farinha de milho afinada um punhado generoso de farinha de mandioca fina.

Junte cerca de meio litro de água fervendo com sal, 3 colheres de óleo e mexa com uma colher de pau, como se fosse uma massa de pão de queijo, até misturar bem e ficar uns pelotes de massa.

Quando ficar morna, sove a massa até que fique homogênea.

Se depois da sova a massa ainda estiver seca, junte água fria até dar ponto de massa lisa, fácil de modelar.

A grande dica é essa da água fria pra dar o ponto e também pra voltar ao ponto quando a massa resseca. Taí o pulo do gato. Então, se enquanto estiver moldando os bolinhos a massa secar, junte mais um pouco de água fria e amasse novamente.

Na hora de modelar você pega uma porção de massa e envolve o dedo indicador com ela, formando o oco onde vai o recheio. Quanto mais finas as paredes, mais delicada a casquinha e o anguzinho do meio. Você molha de leve o dedo indicador a cada porção, para facilitar dele soltar da massa, deixando o oco.

Em cada oco coloca um bastãozinho de carne crua do recheio. Fecha com cuidado, tentando manter o oco do recheio, sem comprimir.

Caso durante o fechamento forme alguma rachadura na massa, você corrige passando o dedo levemente úmido.

Frite em óleo quente. Eles ficam amarelos puxando pro dourado.

Uma ultima dica: só molde os que for fritar, ele resseca e racha se ficar enrolado antes.

Bom apetite!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza