Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

BIENAL DO MERCOSUL

Cinemateca Capitólio exibe ‘Anhangabaú’ com entrada gratuita nesta terça (13)

Premiado filme de Lufe Bollini destaca a memória indígena e artística de São Paulo

09.maio.2025 às 14h02
Porto Alegre (RS)
Redação
Cinemateca Capitólio exibe ‘Anhangabaú’ com entrada gratuita nesta terça (13)

Cena do longa-metragem vencedor dos festivais de Gramado, Internacional de Cinema e Cinema da Fronteira - Foto: Rafael Avancini

Que tipo de cidade queremos deixar para as próximas gerações: opressão, cimento e especulação imobiliária ou parques ecológicos, espaços de convivência popular e preservação? Essas questões são levantadas e respondidas pelo filme Anhangabaú, que terá sessão especial da Bienal do Mercosul ─ na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre (RS), nesta terça-feira (13), às 21h. O evento tem entrada gratuita.

Premiada no Festival de Gramado com o Kikito de melhor documentário longa-metragem nacional, prêmio da crítica de melhor filme no 14º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú e no Festival de Cinema da Fronteira como melhor montagem, a obra fala sobre lutas por território, memória e re-existência.

Ligadas pela mesma temática, a produção gaúcha será exibida no mesmo dia das películas A Queda do Céu, de Eryk Rocha, e João de Una tem Boi, de Pablo Monteiro, a partir das 19h.

Com entrada gratuita, filme será exibido às 21h seguido de sessão comentada com a equipe de ‘Anhangabaú’ / Foto: Rafael Avancini

Anhangabaú é um filme de Lufe Bollini, produzido pela Elixir Entretenimento, do produtor Denis Feijão, a Kino-Cobra Filme e a Fogo no Olho Filmes. Em maio, a trama concorre ao Prêmio ABC 2025 de melhor som de longa-metragem documental.

Território, memória e re-existência

Inspirado por uma narrativa polifônica, filme destaca as lutas por território, memória e re-existência, revelando uma São Paulo pulsante onde o direito à cidade, à arte e ao meio ambiente se chocam e se entrelaçam – Foto: Rafael Avancini

A produção acompanha três experiências distintas na cidade de São Paulo (SP) em confronto com os impactos da transformação urbana. A comunidade Guarani Mbya, que lida com as pressões do crescimento da cidade. No centro, a Ouvidor 63 se consolida como a maior ocupação artística da América Latina. No Bixiga, o Teatro Oficina Uzyna Uzona, com a presença de Zé Celso Martinez Corrêa (1937-2023), mantém viva uma das mais potentes arquiteturas cênicas do país, ameaçada por projetos imobiliários vizinhos.

Inspirado por uma narrativa polifônica, o filme articula o cotidiano dessas comunidades, revelando uma São Paulo pulsante onde o direito à cidade, à arte e ao meio ambiente se chocam e se entrelaçam. O documentário conta com expoentes da cena artística paulistana como Laura Dias, Jonnata Doll e Os Garotos Solventes, Persie e Verônica Valenttino.

A sessão contará com a presença da equipe de Anhangabaú, com Lufe Bollini, diretor e montador, Rafael Avancini, diretor de fotografia e produtor, Nicolas Collar câmera e assistente de produção, e Gustavo Avancini, assistente de produção, para uma conversa após a exibição do filme.

A película tem roteiro de André Luís Garcia e produção executiva de Denis Feijão e Rafael Avancini.

Serviço

Sessão especial da Bienal do Mercosul – ‘Anhangabaú’ (dir. Lufe Bollini)

Data: 13 de maio, às 21h

Local: Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Porto Alegre)

Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala)

Também serão exibidos A Queda do Céu (dir. Eryk Rocha) e João de Una tem Boi (dr. Pablo Monteiro), a partir das 19h.

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: mudanças climáticasporto alegrepovos indígenas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

POVOS ORIGINÁRIOS

Produção gaúcha ‘Huni Kuï, povo verdadeiro’ será exibida no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

MOSAICO CULTURAL

Cinebancários: ponto de resistência da cultura e da reflexão social em Porto Alegre

CINEMA E EDUCAÇÃO

Programa de Alfabetização Audiovisual do RS completa 17 anos com edição especial neste final de semana

ANIVERSÁRIO

Sala Redenção celebra 38 anos com filme sobre cinemas de rua e lançamento de revista

CINEMA

Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, completa 10 anos com sessão de cinema gratuita do RodaCine

Veja mais

Justiça

Trama golpista: STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

COMIDA DE VERDADE

Agricultura familiar é essencial na construção de uma alimentação escolar saudável

Invasão ao CNJ

Moraes vota a favor da condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

PODCAST DE FATO

A defesa do Estado é uma pauta feminista, afirma Manuela D’Ávila

2º semestre

UnDF oferta 740 vagas gratuitas em 17 cursos; inscrições vão até 18 de maio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.